sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sejam Bem-Vindos!

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Urbanais!

Esse é um espaço criado com o objetivo de apresentar e discutir visões sobre a vida urbana.

Mas o que seria a vida urbana? Seria o oposto da vida rural? Seria a vida coletiva, representada pelas relações familiares, de trabalho, as amizades, os agrupamentos sociais? Seriam as interações das pessoas com as suas cidades, considerando transporte, mobilidade, acesso a serviços? Seria a forma como as diferentes cidades interagem entre si? Seriam as interações entre governos municipais, estaduais, federais? E a tecnologia, faz parte dessa dinâmica? A internet mudou a vida nas cidades, ou pelo menos a forma como vemos a nossa? E quanto aos temas básicos, como educação e saúde, entram nessa conta? Os temas avançados, como ciência e tecnologia, ficarão de fora? Todas as raças, culturas diferentes? Os animais e plantas? Meu deus, isso está começando a ficar complicado! Tem muita coisa...

É isso tudo e mais. Vida urbana é o conjunto de relações, percepções e interações decorrentes do viver de forma coletiva.

Não se pretende com esse blog estudar, analisar, criar metodologias ou unificar as visões. Imagine um mundo onde todas as pessoas são iguais e pensam de forma igual. Não seria esse um mundo ... chato? Toda a beleza da vida coletiva, a vida urbana, está nas diferenças entre as pessoas, os demais seres, e o resto das coisas. O objetivo é apresentar situações inusitadas, diferentes, que retratem aspectos da vida de cada um de nós, de outras pessoas, e nos façam pensar. A visão que cada um terá é o que enriquecerá as discussões. Diferentes e, portanto, valiosas.

E, visando criar um ambiente agradável para que todos possam contribuir de forma positiva, teremos que obedecer apenas a uma regra básica: É proibido qualquer tipo de preconceito! Apresentar as diferenças entre as pessoas, principalmente de suas visões da vida urbana, é justamente o propósito do blog. São livres as formas de expressão, porém, aquelas que apresentarem conteúdos preconceituosos serão apagadas.

A linguagem utilizada será livre. Quero aqui valorizar a expressão acima de tudo, afinal, não estamos apresentando documentos com conteúdos científicos. Como um amigo costumava dizer para justificar seus rabiscos horrendos, o desenho serve apenas para passar a ideia. E a ideia aqui é essa mesma, não preocupar-se muito com a forma e mais com o conteúdo. Quantas vezes perdemos grandes idéias porque ficamos preocupados com o como, com o quando, com quem irá aceitá-la ou não. Abaixo a lapidação gramatical, e viva a regurgitação de idéias!

É isso! Sejam bem-vindos! Contribuam, opinem, discordem, mas participem!

Esse espaço é de todos nós.

Um comentário:

  1. Oi Thi!!!
    Parabens finalmente saiu o blog ehehhe já ia te cobrar "hei e o blog cadê?"
    Gostei e vou passar aqui sempre.
    Beijoquitas

    ResponderExcluir